Atualmente muitas práticas utilizadas na administração da empresa pode acabar sendo enquadrada como crime tributário, mesmo que corriqueira para aqueles que a pratiquem. Contudo, vale ressaltar que após o escândalo da lava jato a fiscalização em cima das empresas se tornaram mais rigorosa, na tentativa de evitar qual ato ilícito praticado por essas empresas.
Desta forma, tem-se a importância da atuação de um advogado tributarista, para atuar não somente na parte litigiosa, quando já há um processo tributário em andamento, como também na área preventiva, analisando o enquadramento da empresa, verificando se os impostos foram pagos no tempo certo ou se estão sendo cobrados de forma correta.
O direito tributário, por ser uma área extremamente ampla, devido à grande carga tributária atual do Brasil, possui suas peculiaridades. Dessa forma, ao ser intimado para a investigação de um crime tributário, a primeira coisa a ser feita é contatar um advogado para que possa lhe auxiliar.
O advogado vai garantir que nenhuma irregularidade seja cometida, assim como fiscalizará toda e qualquer ação dos policiais envolvidos, não permitindo o cometimento de nenhum abuso de autoridade.
Entretanto, vale destacar a importância de um advogado especialista em direito tributário, pois devido à grande carga tributária e a periculosidade da matéria envolvida, para que seja bem representado em um processo tributarista a escolha do advogado deve ser feito de forma cautelosa.
Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando aqui), será um prazer orientá-lo!